segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Adoção e a falta de conhecimento sobre o assunto nas escolas.


 
  A escola é um ambiente didático, onde o ensino formal deve ser lecionando de igual modo para todos, sem diferenciação. Ela é um serviço social primordial na educação e formação das futuras gerações, no entanto, inúmeras escolas ainda permanecem expondo aos alunos, uma percepção de filiação unicamente fisiológica, além do mais, os educadores em sua prática didática expõem o assunto maternidade e paternidade direcionados totalmente ao assunto reprodução
     As pessoas envolvidas na escola inclinam-se a percepção de que a adoção é a causa de problemas ou sintomas diversos nas crianças ou adolescentes. É dever da escola, colaborar na revisão de conceito de paternidade e maternidade, compreendido que não é apenas relação biológica que se constitui, mas também, e, acima de tudo, através da relação afetiva que é construída dia após dia. Souza (2008) afirma que muitos professores não são instruídos em sua formação acadêmica sobre a adoção e por conta disso não sabem como lidar com ela.
     É papel da escola evitar que a criança adotada sofra preconceito, trabalhando as diversidades entre os alunos e a existência de variados tipos de famílias. Mas ao trabalhar a adoção na sala de aula, vários cuidados precisam ser tomados, já que a família real é bastante diversificada. A escola deve debater a existência de crianças, que por vários motivos, não vivem ou não têm pai, mãe ou os dois e precisam ser cuidados por outras pessoas, como avós, tios ou instituições. 
     O local mais que adequado é a escola para se trabalhar as diferenças de cor, credo e de estrutura familiar, mesmos que os livros didáticos praticamente não explanam a adoção, mas os professores podem debater o tema ao estudar a família, a reprodução humana, a cidadania, a ligação afetiva. É de extrema importante que os docentes, as associações de pais, os institutos de pedagogia, os autores dos livros e as editoras, em conjunto, enfrentem o problema da família na sua realidade atual, e contribuam positivamente para modificar as percepções dos papéis familiares, para tornar possível o confronto entre imagem (dos livros) e realidade para cada educador, para cada criança. Com as mudanças vividas em nossa sociedade, com o advento das novas formações familiares, encontram-se em transformação nossos sistemas de relacionamento familiar, as relações de sangue podem estar perdendo a sua importância em favor das relações por afinidade, unidas por laços de afeto. E essa nova realidade deve ser levada em conta nos livros utilizados pelos professores, livros que ajudarão a moldar as percepções dos jovens alunos, formando suas representações da realidade.

com base na minha pesquisa sobre "as consequências dos preconceitos frente a adoção"

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